quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Eleições municipais 2016

Estar a direta deve ser
uma escolha consciente.
   Primeiramente (#FORATEMER) indico um site que elenca as pautas da comunidade LGBT, de equidade raça e etnia, desmilitarização da polícia, causas feministas, democratização da gestão entre outros pontos, e a partir das suas escolhas aponta os candidatos que se comprometem a trabalhar com repeito aos direitos humanos. Entra lá e dê uma olhadas nas pautas e candidatos: merepresenta.org.br
   Confira as pauta que são apontadas pelo site:
  • VOCÊ É A FAVOR DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR FAMÍLIAS LGBTS?
  • VOCÊ É A FAVOR DO USO DE BANHEIROS POR PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DE ACORDO COM SUA IDENTIDADE DE GÊNERO?
  • VOCÊ É A FAVOR DE COTA DE 50% PARA MULHERES NO LEGISLATIVO, GARANTINDO REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL E RESPEITO À IDENTIDADE DE GÊNERO AUTODECLARADA?
  • VOCÊ É A FAVOR DE QUE AS ESCOLAS PROMOVAM A IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA E O RESPEITO ÀS ORIENTAÇÕES SEXUAIS E IDENTIDADES DE GÊNERO?
  • VOCÊ É A FAVOR DE COTAS RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA?
  • VOCÊ ACHA QUE A REALIZAÇÃO DE CULTOS E O USO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS DEVERIAM SER PROIBIDOS?
  • VOCÊ É A FAVOR DE QUE HOMENS QUE TENHAM PRATICADO ATOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES SEJAM IMPEDIDOS DE OCUPAR CARGOS PÚBLICOS?
  • VOCÊ É A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DO ABORTO?
  • VOCÊ É A FAVOR DA CRIMINALIZAÇÃO DA LESBOFOBIA, HOMOFOBIA, TRANSFOBIA E BIFOBIA?
  • VOCÊ É A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA?
  • VOCÊ É A FAVOR DA DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS ABANDONADOS PARA CRIAÇÃO DE MORADIAS DE INTERESSE SOCIAL?
  • VOCÊ É CONTRA MUDANÇAS NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL QUE FRAGILIZEM A PROTEÇÃO DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E DE ÁREAS ATINGIDAS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS?
  • VOCÊ É FAVOR DA ABERTURA DE MAIORES ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO DIRETA DA POPULAÇÃO NA DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO MUNICIPAL?
  • VOCÊ É A FAVOR DA QUEBRA DOS CONTRATOS COM EMPRESAS DE MOBILIDADE QUE NÃO TÊM AUDITORIA DE CUSTOS E UMA GESTÃO TRANSPARENTE?
   Quais destas pautas você considera a mais importante no atual momento de luta pelo reconhecimento das diferenças e igualdade de direitos? E você tem alguma outra pauta que considera importante para a escolha de candidatos a vereador? Você sabe para o que um vereador está habilitado após eleito? Eu não muito, segue um vídeo minimamente explicativo:


7 comentários:

  1. Adorei esse site! Por ele encontrei uma candidata a vereadora, quando eu não conhecia nenhum candidato em minha cidade, cujo partido não está em nenhuma coligação com partidos conservadores, legendas de aluguel e, partidos que perderam sua orientação ideológica, já para prefeito, só me resta chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Esta iniciativa foi muito boa, pois além de sabermos quais são os candidatos com pautas que julgamos importantes na escolha de um cargo político, ainda podemos analisar quais são as coligações como você disse.
      Curiosidade: qual sua cidade?
      Abraços.

      Excluir
  2. Politica e politico é um assunto tenso...
    Na realidade me revolto com tanta corrupção que desacredito em tudo que se refere a eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, este é um assunto muito tenso e pouco claro para nós que não vivemos política no dia-a-dia.
      O maior problema em desacreditar em tudo é abster-se do sistema eleitoral e no final candidatos além de corruptos colocarem em práticas políticas racistas, machistas e classistas entre outras possibilidades negativas.
      Abraços.

      Excluir
  3. Eu estou acompanhando as eleições no Brasil com muito interesse, em particular as do Rio de Janeiro. No outro dia debati com o Jonas sobre o facto do povo estar a votar claramente à direita, numa clara demonstração que as pessoas não votam nos ideais, mas nos rostos que os representam. A curto prazo, vejo isto com muita preocupação, porque são os prefeitos das cidades o rosto mais próximo do povo. Se eles começarem a regredir nos avanços que os direitos lgbtia obtiveram, e quem diz eles, diz os direitos dos negros, das mulheres, dos indígenas e outras comunidades/etnias/raças ao fim de tanto tempo, é certo que o próximo governo que o Brasil eleger, seguirá as mesmas pisadas. E a mente do povo voltará a regredir também.

    Tudo bem que não podemos colocar toda a farinha no mesmo saco, não é? Mas infelizmente, é preciso haver uma maior consciencialização cívica, coisa que o site que mencionas poderá ajudar a trazer às pessoas. A questão é: quantas pessoas estarão dispostas/interessadas em saber/ler sobre o tema?

    Abreijos :3

    P.S. - Bonita foto! ^^

    #foratemer #porummundomaisjustoparatodos #amarsemtemer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, várias coisas vieram a mente,

      Vivemos uma educação nula ou conservadora nas questões políticas. Isto se torna cíclico a partir do momento que os poucos que tem acesso ao conhecimento e tomam o poder.

      Há muitas distorções: acredita-se, por exemplo, que direitos para as minorias não representadas (LGBTQIA, mulheres, negros, pobres, entre outros) são privilégios, pois somos todos iguais.

      Talvez estamos entrando em uma crise democrática e logo mais veremos quais serão os resultados disto.

      Abraços e muito obrigado pelo elogio.

      Excluir

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...