sábado, 2 de julho de 2016

#LIVRO - Minha metade silenciosa

   Este é mais um título adicionado a minha busca por títulos LGBTQIA em língua portuguesa aqui no Brasil. Já acredito que por um questão bem comercial mesmo, estes produtos têm crescido nos últimos anos, afinal há quem os compre.
   Intitulado 'Stick' nos Estados Unidos, "Minha metade silenciosa" aqui no Brasil editado pela Autêntica é um dos livros de Andrew Smith, acredito que o único com a temática gay e afins, tem cerca de 300 páginas e um projeto gráfico um pouco diferente. Os diálogos dirigidos ao narrador são espaçados, pulam linha, etc.
   O personagens principal, "Palito", tem uma malformação da orelha, que o deixa um tanto peculiar esteticamente, e pela vontade de sua mãe em sempre deixar seu cabelo raspado e de seu pai que o proíbe de usar gorros, bonés ou qualquer outra peça na cabeça, além e principalmente pelo fato de que ele tem a audição comprometida, este fenômeno nos acompanha pela história.
   Palito, ou Stark, tem uma família normal, caçula, compartilha com Bosten seus pais, educadores um tanto quanto peculiar. Acreditam que a força física está disponível para educar seus filhos, e algumas cenas fortes são destaque na história. Demorei mais que o comum para dar continuidade a leitura, pois tenho certa dificuldade em ler estes conteúdos.
   Mas e os gays da história? Temos um casal que ao longo da história aparece e insere um novo conflito a história. A homossexualidade é tratada em todas as nuances, da aceitabilidade à exclusão marginalizadora, coloca em cheque algumas relações familiares e nos apresenta outras configurações possíveis.
  Não sei se retrato da vida de adolescentes gays nos E.U.A. a trajetória de um dos personagens ainda trás algumas críticas ao moralismo e posturas vitorianas referente a sexualidade fora da norma. Me emocionei bastante em acompanhar a resolução dos conflitos apresentados.
   Entre relação de fraternidade, tempestivas entre pais e filhos, experiências sexuais e afetivas de adolescentes, transgressões e subversões de pequenas e grandes regras como usar maconha e dirigir sem carta, encontramos personagens bem construídos e que parecem clamar por nossa ajuda.
   No final de algumas semana, entre dias sem conseguir retomar a leitura pelas cenas fortes e a reconstrução da ansiedade em terminar a leitura e ver o que aconteceria no fim, mais que indico este livro mesmo que não traga seu personagem principal gay, nem seu narrador, teve ao seu modo a sensibilidade de apresentar este sujeito contemporâneo.

REFERÊNCIA: SMITH, Andrew. Minha metade silenciosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

6 comentários:

  1. Já li o Menino de Vestido ... lindo
    Anotei as outras dicas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... Depois temos que fazer uma sessão discussão sobre este títulos.

      Excluir
  2. Muito bom o livro, acho que como tenho costume de ler livros mais "abusivos", flui-me bem, apesar de ser sim agonizante em algumas situações. Quando comecei a ler não sabia da temática LGBT, o que me surpreendeu bastante é positivamente.
    O autor possui um outro livro "Selva De Gafanhotos" que retrata um personagem bissexual no meio de um apocalipse bizarro, não gostei muito do livro, mas tem muita gente que gosta. Se tiver curiosidade... Rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já agradeço pela dica deste outro título, vou procura-lo, vai que ache-o minimamente interessante.
      Mesmo que "minha metade silenciosa" ainda traga uma reflexão da violência doméstica, como uma amiga disse-me outro dia, esta pornografia da violência não me agrada nem um pouco, isto em livros, filmes, séries, etc.
      Abraços.

      Excluir
  3. Obrigado pelas dicas. De momento estou a ler "As Vantagens de Ser Invisível", que difere do filme e que estou lendo/estudando por causa de um projecto literário que pretendo escrever daqui a algum tempo.

    Abreijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ainda não li, só assisti o filme. Já fiquei curioso sobre o teu projeto.
      Abraços.

      Excluir

Agradeço muito a sua participação! Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...